20 de dezembro de 2012

JOANNA DE ÂNGELIS

NO LIMIAR DO INFINITO
O Espiritismo veio para ficar. Sua meta é o homem e guiá-lo com segurança é o seu fanal.
Todas as musas cantaram, através dos evos, para o homem; nenhuma, porém, se atreveu retratar a luz insuperável desses mundos de beleza, porque ela penetra a almo como um punhal rasgando a treva da masmorra do eu, a fim de que o ser possa embriagar-se de claridade, na eterna contemplação de Deus - a luz que vitaliza e cria todas as coisa.
                           
A vida, porém, tem no mundo espiritual as suas matrizes. O mundo corporal é a materialização pura e simples das construções transcendentes das esferas do Espírito.
A roupagem orgânica é elaborada pelas fixações mentais e ambições morais de cada um, na imensa romagem evolutiva.
À semelhança do corpo, ou melhor, semelhante ao espírito é a fisiologia orgânica, porque este, o ser, possui organização fisiológica obviamente mais complexa do que aquela que constitui a maquinaria física.
Individualidade eterna e personalidade que resulta a cada experiência reencarnacionista por processo automático de ideoplastia inconsciente, fixam-se nas telas da mente espiritual as lembranças, aptidões e ocorrências máximas que personalizam a entidade, mantendo-a nos padrões em que melhor fixou as finalidades da aprendizagem educativa...
Transfere-se de uma para outra existência a soma das aquisições que elaboram necessidades e promovem conquistas sem privilégios, nem punições.
Quando o homem abandona os despojos carnais pelo fenômeno da morte, transmuda-se de posição vibratória, continuando, porém, integralmente, com o que armazenou e conseguiu, não obstante a ausência das expressões materiais, no sentido de organização somática.
                                                
És um espírito em labor aquisitivo em prol da própria felicidade.
Tua vida, são tuas bênçãos, teus sofrimentos.
Tem em mente que procedes da Esfera Espiritual - a verdadeira - e que a ela retornarás.
Faze, desse modo, o melhor que possas no ensejo que desfrutas para promover a ascensão que persegues, deixando na Terra plantadas as sementes de amor e luz, porquanto, graças às necessidades da evolução, a ela retornarás em futuros renascimentos, defrontando amanhã o que hajas ensementado desde agora.
Não te descures, porque ignorar um fato de maneira nenhuma altera a sua legitimidade, qual ocorre em torno da indestrutibilidade do Espírito, que é imortal.
A vida é única no seu caráter de que, criado uma vez, o ser espiritual jamais perece.
Os corpos de que se utiliza são indumentárias que lhe facultam a aquisição de labores evolutivos, nos quais adiciona conquistas, retifica erros, sobrepõe-se aos limites das paixões, destrói impedimentos, anula dívidas.
Toda concessão de felicidade ou desdita se vincula à anterioridade do corpo, facultando ao espírito crescimento e madurez.
Autor do destino, o ser espiritual insculpe, mediante os pensamento, as palavras e os atos, o que lhe apraz para as conjunturas futuras. Sua meta, através do determinismo das divinas leis, é a perfeição. A dor e a desventura são-lhe o resultado das opções feitas, conseguidas a penates da própria vontade.
Fadado à imarcescível luz, sai o espírito das sombras de si mesmo, de reencarnação em reencarnação, para as sublimes claridades.
A reencarnação é, pois, necessária para o crescimento do espírito, "criado simples e ignorante", conforme ensinaram os nobres Instrutores da Humanidade a Allan Kardec, neles refletindo-se o amor de Deus em regime de igualdade para todos os filhos, na irretorquível demonstração de que somos irmãos em diferentes estágios de evolução, avançando no grande rumo...
A reencarnação é, portanto, dádiva do amor divino para a felicidade de todos os Espíritos na fatalidade de atingir a glória estelar que nos aguarda.
Não retrogradando nunca, porquanto as conquistas são aquisições inalienáveis, que se insculpem no imo, pode, no entanto, estagiar por tempo indefinido em qualquer situação a que se fixa por processos negativos e gravames de que somente se liberará quando se resolva superar o impedimento e ressarcir os males que haja feito.
 
Nunca se faz necessário que alguém se transforme no instrumento da justiça, quando ferido. A opção de fazê-lo acarretar-lhe-á lamentáveis problemas que há de suportar mais tarde.
O bem é mais importante do que o mal. A luz tem mais poder do que a sombra.
Jamais olvidar que as leis que regem a vida são de amor, embora a base de justiça que se assenta na misericórdia de Nosso Pai Criador.
O que parece determinismo infeliz e que resulta nas chamadas desgraças terrenas: desastres, desencarnações inesperadas, enfermidades, abandonos, sofrimentos, pobreza de forma alguma são infortúnios reais, antes processos metodológicos de disciplina moral para os calcetas, os devedores inveterados mediante os quais são advertidos pelas forças superiores, afim de que se voltem para os deveres nobres e se recomponham perante a consciência e o próximo que espezinham e subalternizam... Os infortúnios são os atos que levam a tais correções e não os medicamentos providenciais para a catarse dos descalabros cometidos, das sandices perpetradas...
Redescobre e reencontra o prazer do bem de que se divorciara e anela pela emoção de mais facilmente recuperar-se, do que resultam as comovedoras provações que solicita nas quais se agiganta, ganhando redenção e lecionando coragem aos enfraquecidos na luta, aos combatidos no esforço reabilitador, tal a conscientização de que se faz portador, na ânsia de ser ditoso...
Graças aos esforços despendidos e aos triunfos logrados após as sucessivas provações vitoriosas, granjeia mérito para as tarefas missionárias que o trazem de volta à Terra, que dignifica e abençoa com estoicismos comoventes  e abnegações insuperáveis.
As expiações são as terapêuticas cirúrgicas enérgicas, ásperas, impostas pelo determinismo das leis para o bem daqueles que se deixaram colher nas malhas do egoísmo desvairado, das loucuras descabidas, da insensatez demorada.

Há sempre esperança no céu do homem decidido pela verdade.
" - Podeis fazer tudo o que eu faço e muito mais, se quiserdes" - afirmou Jesus.
Em tudo e em toda parte predominam leis sutis e imperiosas que estabelecem o como, o quando e o onde devem ocorrer as determinações divinas. Rebelar-se contra elas, é o mesmo que atrasar-se na dor, espontaneamente, contribuindo duplamente para a realização que conquistaria com um só esforço.
A tarefa da educação deve começar de dentro para fora e não somente nos comportamentos da moral social, da aparência, produzindo efeitos poderosos, de profundidade.

              Trechos da obra Dias Gloriosos
"O Universo é a condensação do amor de Deus e somente através do amor poderá ser sentido enquanto pela inteligência será compreendido."
"O amor, por exemplo, é de natureza fisiológica, embora se expresse como sentimento do ser profundo, já que ele pode ser detectado do ponto de vista quântico na condição de fótons, enquanto o medo e a ira se podem apresentar como elétrons."
"Quando são encontrados recursos para a eliminação de uma enfermidade, outra surge não menos grave ou ameaçadora, substituindo a anterior, qual tem acontecido através dos milênios na Terra. Essa ocorrência assim se manifesta em razão de serem Espíritos que a habitam, ainda de certo modo inferiores, com as exceções naturais, necessitando do flagelo do sofrimento para se depurarem e desenvolverem os tesouros de luz que se lhes encontram adormecidos."
"...,  a interação mente-corpo deve auxiliar o indivíduo e proporcionar-lhe a autocura,..."
"Não obstante, alterando o comportamento mental e adotando normas elevadas de conduta moral, lentamente se lhe alteram as paisagens difíceis por onde transita, adquirindo bem-estar e podendo administrar os restantes dissabores muito comuns no trânsito carnal."
"O ser humano é, por excelência, aquilo que pensa, que cultiva no campo mental, que termina por tornar-se realidade. Estruturalmente constituído pelo fluido vital, sendo o princípio inteligente do Universo, a sua é uma realidade profundamente psíquica, que está sempre a interagir na sua organização física."
                                            
"... as descargas produzidas pelos sentimentos vis produzem toxinas de alto teor hormonal que modificam os códigos do DNA, neles fixando o tipo de onda e a sua procedência perturbadora. À medida que repetem essas fixações ao largo do tempo, maior se faz o dano causado à estrutura íntima do mesmo, impondo como processo de reparação, desde o além-túmulo, uma mudança total de comportamento, que se encarrega de construir-lhe a dupla hélice, que são os dois cordões entrelaçados e formados por substância química específica."
"...as enfermidades da alma se farão recuperar somente quando houver transformação estrutural do pensamento, que se encarregará de construir novos alicerces super sutis, que se consubstanciarão nos futuros códigos de DNA, restabelecendo a consciência individual das células e, por fim, integrando a consciência do ser no conjunto da harmonia da Consciência Cósmica."
"...HIV - Síndrome de Imunosuficiência Adquirida - que se inoculou no organismo humano através da promiscuidade sexual e hoje constitui ameaça grave à sociedade, em razão de poder ser adquirido mediante transfusões de sangue contaminado, do orgasmo, das picadas em rodas de drogas injetáveis com agulhas infectadas, a mente da vítima exerce um papel preponderante no seu desenvolvimento e destruição. Nesse campo, de forma preponderante, funcionam negativamente os sentimentos de culpa, de cólera, de desamor e de rebeldia que oferecem vitalidade ao vírus diruptivo, que investe contra os sistema de defesas e faculta a instalação das doenças parasitas que ceifam a vida física das vítimas que lhe tombam inermes."
"O mesmo ocorre com várias tipos de neoplasias malignas, em razão da existência de uma consciência embrionária na célula, que é ativada pela consciência espiritual do ser. Quando o indivíduo se torna portador de câncer e a sua conduta mental se altera para pior, em razão dos pensamentos perturbadores e tóxicos, é compreensível que as resistências do psiquismo celular sofram derrocada, facilitando a ampliação do campo degenerativo e, por consequência, a instalação de metástases irreversíveis."
"Essas ocorrências têm lugar em todos os processos degenerativos do organismo - sejam por contaminação, por traumatismos, por problemas genéticos - e no pensamento se encontram os fatores que podem propiciar a recuperação, pelo menos parcial - quando se tratar de efeito contundente de ações dolosas do passado - ou mesmo recuperação total - mediante a instalação da saúde."
                                    
"Nem sempre a ausência de enfermidade pode significar saúde, porquanto, instalada no Espírito em débito, lentamente viaja na direção do corpo em que se revelará, e ao ser identificada pelas sensações de dor que provoca, assim como em razão de outros distúrbios que produz, o indivíduo já era enfermo sem o saber. Enquanto, todavia, mantenha o bem-estar físico, mental e o trânsito social harmônico, poderá considerar-se pessoa com saúde, e mesmo que determinados comportamentos enfermiços se lhe apresentem, mediante o bom direcionamento da mente poderá prosseguir feliz, sem permitir-se derrapar no desânimo ou nos estados mórbidos que representam enfermidades da alma."
"O ser humano é, em decorrência, o resultado de tudo aquilo que elabora, cultiva e realiza."
"A cura real é uma operação profunda de transformação interior, que ocorre somente quando os fatores propiciadores da injunção danosa se modificam para melhor, dando lugar ao equilíbrio das suas variadas funções no campo da energia."
"A recuperação temporária pode ocorrer em razão dos esforços empregados pelo terapeuta, da bem direcionada aplicação dos medicamentos e a momentânea mudança de atitude mental do paciente. Todavia, se não houver uma profunda alteração de comportamento interior - desejo sincero de sarar, cultivo íntimo de bem-estar, propósitos edificantes, renovação dos hábitos mentais - certamente a enfermidade reaparecerá ou se apresentará sob uma nova diagnose, dando curso ao seu mister de despertá-lo para a sua realidade profunda como ser imortal."
"A consciência da realidade espiritual do ser auxilia-o a esforçar-se para continuar a viver no corpo,..."
"A condição de humanidade, isto é, de o indivíduo encontrar-se revestido de matéria, já traduz a sua efemeridade, realçando desse modo, a oportunidade de realizar a experiência auto-iluminativa." 
"Enquanto o sofrimento para os desavisados se constitui num martírio, numa desgraça, para os outros - aqueles que se sustentam na fé religiosa racional, no equilíbrio das emoções - significa recurso de crescimento, instrumento de enriquecimento de valores mais elevados, que estão ao alcance somente dos que se empenham nas conquistas dos patamares mais nobres da libertação pessoal."
"Sendo a consciência uma conquista do Espírito e não uma secreção neuronal, tal conhecimento altera o quadro da responsabilidade do ser perante ele próprio, a vida e a humanidade, porquanto confere-lhe o discernimento,  a lucidez, a livre opção para agir."
"Sendo a mente uma faculdade do Espírito e não do cérebro, que tem a função de decodificá-la, ajustando-a às possibilidades do seu desenvolvimento intelectual, direciona o processo da reencarnação conforme as realizações em precedentes existências das quais procede."
 
"..., vivenciando as realizações e incorporando-as ao patrimônio intelectomoral, momento surge em que o conhecimento discerne e age em consonância com os Divinos Códigos, passando então a viver o nível libertador."
"O corpo, sob qualquer condição que se expresse, é resultado da conduta anterior do Espírito, que programa as suas necessidades na forma, afim de crescer e evoluir, transformando conflitos em paz, débitos em créditos, mazelas em esperanças."
"A vida é trabalhada por um princípio de ética divina, que não pode ser manipulada ao prazer da insensatez, sem que disso não decorram consequências imprevisíveis para os seus infratores."
"Prosseguindo nessa linha de observações será inevitável a constatação de que todo esse mecanismo providencial à vida humana organizada tem os seus moldes nos campos energéticos do perispírito, esse envoltório delicado do Espírito, que é o agente real da vida."
"Porque os revestimentos do invólucro material se originam na energia pensante, é compreensível que, à medida que se aperfeiçoa a essência mais sutil se expressa o exterior."
"Chegará o momento, e o aguardamos em breve, em que os governos da Terra estabelecerão limites para as experiências macabras e as investigações atentatórias à vida, criando uma bio-ética para a genética, assim como para as ciências em geral, construindo uma filosofia existencial de respeito à natureza e aos seres que a habitam, prelúdio, que será, de uma Nova Era de amor e de paz para todos, anunciada por Jesus desde os dias do Seu ministério entre as criaturas da Terra."
"A interrupção dos batimentos cardíacos e a conseqüente destruição do tronco encefálico é que caracterizarão a separação da alma do seu invólucro material, ocorrência, portanto, propiciatória da morte do último."
"Aquele que oferece conscientemente os órgãos que podem ser úteis, tendo em mente o benefício que podem proporcionar aos seus irmãos enfermos, realiza uma doação de alto teor moral, verdadeira caridade no seu sentido profundo, contribuindo em favor da diminuição das dores na Terra."
"O receptor (de órgãos), por sua vez, atenuadas as causas cármicas do padecimento que sofre, já merece essa concessão divina, tendo ampliada a existência física, a fim de reparar os males causados pelo bem que realize, ao mesmo tempo melhorando as condições de vida no planeta."
"Ninguém se encontra no mundo condenado ao sofrimento sem remissão. O amor é sempre o bálsamo luarizante que está ao alcance de todo aquele que se disponha a usá-lo. Mesmo os seres mais empedernidos, quando alteram a disposição mental e a emocional, procurando romper os fortes grilhões da impiedade ou do vício, de imediato se beneficiam com as vibrações do bem que está sempre ao seu alcance."


DIA DE LUZ
O despertador toca e você acorda. Abre os olhos e torna a contemplar as mesmas cenas do ontem.

Pela sua mente ágil, as dores sofridas passam em cenário cinematográfico.
Você sente o corpo dolorido e cansado. Na boca, o gosto da amargura, que como fel, lhe fere o paladar.

Novo dia... Contudo, embora a noite de sono, não serão novas as lutas.
Os problemas financeiros não se solucionaram no intervalo de algumas horas. A enfermidade que se abateu em seu lar não partiu. Ao contrário, você a sente mais presente do que nunca, nos gemidos que já lhe chegam aos ouvidos.

Há que erguer-se do leito e retornar às lutas. A mesma luta.

Você sente desânimo e pensa: Por que Deus não me tirou a vida, enquanto dormia? Sinto-me exausto. Não desejo mais sofrer, nem lutar.

No entanto, os minutos correm céleres e é preciso retomar as atividades.

Entre a tristeza e o desalento, você se ergue e abre a janela.

Neste instante, o sol lhe bate em cheio na face e ilumina o seu quarto.
Faz-se luz e a luz espanca as trevas.

É novo dia! - Informa-lhe o sol.

Há alegrias no ar! - Cantam os pássaros.

A brisa da manhã o envolve e a natureza toda o convida a reformular suas disposições íntimas.

Pare um instante. Encha os seus pulmões com o ar renovado da manhã. Respire profundamente. Contemple o azul do céu e dirija ao Criador a sua prece.

Prece de gratidão por mais um dia no corpo. Em vez de rogar a Deus que lhe tire a vida, rogue-Lhe forças para o combate.

É dia novo. Você não pode imaginar o que a Divindade lhe reservou para hoje.

Pense em quantas pessoas almejariam estar em seu lugar, agora.

Enfermidade, dor, desemprego são problemas a serem administrados e equacionados, ao longo da existência.

Recorde que a Divindade lhe providenciou um dia de luz para você treinar, outra vez, disciplina, paciência, perdão.

Não perca a oportunidade. Não jogue fora as chances de crescimento e resgate.

E hoje, enquanto você sofre, luta e espera, alegre-se com os sons da vida, com o sorriso das crianças, com o colorido da Natureza que o Pai Criador dispôs especialmente para você.

Sorria. As lutas poderão ser semelhantes, mas não idênticas.

Porque dia como este nunca houve e não haverá outra vez.

Deus não se repete. Detenha-se a descobrir detalhes e observe a riqueza que o circunda.

Amigos, colegas, brincadeiras, abraços.

Nada será igual ao que já foi.

Desfrute deste dia integralmente, porque dia igual a este só se vive uma vez.

Cada dia é bênção nova. Cada minuto é oportunidade espontânea de crescimento.

Pense nisso!

Do livro Repositório de Sabedoria, v.1, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo P.Franco