11 de dezembro de 2012

SÉRGIO LUÍS DA SILVA LOPES - Leis Morais e Saúde Mental

"A moral é a ética aplicada e, como tal, é o que interessa, pois a ética deve ser verificada no comportamento."
"Quando um distúrbio se expressa no corpo físico, isso significa que ele já existia na alma.
CAP. I - DA LEI DIVINA OU NATURAL
621.Onde está escrita a lei de Deus?
"Na consciência."
"Fala-nos, o Espírito de Verdade, que é através das diversas encarnações que o homem vai desvelando a lei natural à medida que conhece a si mesmo, situando na consciência a matriz da Lei Divina."
"Está na consciência a noção inata do bem e do mal."
"JESUS é o homem sem ansiedade, caráter reto, equilibrado. Brando no falar e no proceder. Quando expressa suas palavras, não se contradiz. É a coerência manifesta entre o pensar e o sentir. O sentir e o agir. Exemplo vivo do perdão das ofensas. Amor incondicional a todos os seres e a Deus sobre todas as coisas. Consciência superior diante dos fatos da vida, via sempre além do presente. Médium por excelência, traduziu serenamente para ao mundo, a expressão viva de Deus.
-"A zona espiritual ou do inconsciente apresentaria uma série de camadas, com funções apropriadas, onde poderíamos discernir um centro emissor de todas essas energias que, pela sua condição de pureza e perfeição, denominamos de inconsciente puro." Jorge Andréa (Forças Sexuais da Alma)
"Se com a inteligência comum e a inteligência emocional o indivíduo vence o mundo, com a inteligência moral ele vence a si mesmo."

CAP. II - DA LEI DE ADORAÇÃO
661.Podemos utilmente pedir a Deus que perdoe as nossas faltas?
Deus sabe discernir o bem do mal; a prece não esconde as faltas. Aquele que a Deus pede perdão de suas faltas só o obtém mudando de proceder. As boas ações são a melhor prece, por isso que os atos valem mais que as palavras.
"Existe uma oração que se dá sem palavras. É um estado interior constante de gratidão diante das coisas."
"Como a felicidade é um estado interior, ter e fazer não são o suficiente para alcançá-la. É preciso sobretudo ser."
ORAÇÃO DA INTIMIDADE
Senhor ajuda-nos a nos tornarmos melhores
Principalmente na nossa visão de nós mesmos.
Manda-nos o teu Bom Mensageiro para que ele limpe nossa visão
Reveste-nos de teu sorriso e
Ensina-nos tua canção 
Mostra-nos tuas estradas e localiza onde estamos.
Quando olharmos para o futuro, que possamos ver a esperança.
Quando olharmos para o passado, que enxerguemos os carinhos recebidos,
Mesmo que escassos, sejam esses a serem lembrados.
Todos os tivemos, não fosse assim, não estaríamos vivos.
No dia de hoje, dá-nos tuas bênçãos em abundância
E não nos economizes de tua luz,
Mesmo que ela nos ofusque os olhos ou nos embriague os sentidos.
Só assim poderemos observar o alvo, não aquele dos nossos planos limitados,
Mas aquele de nossa divina destinação, o de atingir as estrelas,
As estrelas que margeiam tua morada,
No universo sublime do teu infinito amor.
CAP. III - LEI DO TRABALHO
675. Por trabalho só se devem entender as ocupações materiais?
"Não; o Espírito trabalha, assim como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho."
"A noção de utilidade deve começar primeiramente para quem executa o trabalho. Se a pessoa não tem a dimensão do que está fazendo, se ela opera de modo mecânico e não tem satisfação com sua atividade, mesmo que produza resultados úteis para outras pessoas, esse trabalho não tem o significado que deveria."
"Para realizar-se, a pessoa precisa em primeiro lugar querer o que tem, para somente depois ter o que quer."
"Há quem viva esperando o momento de começar a viver, como se sua vida ainda não tivesse começado."
"Arte é uma forma de oxigênio. Respiramos melhor com a alma, se na vida tivermos música e poesia."
"Da mesma forma, a meditação e a prece. São atividades para o espírito."
CAP. IV - LEI DE REPRODUÇÃO E SAÚDE MENTAL

"A questão não é o casamento em si, mas a maturidade evolutiva das pessoas que casam."
"Quando me conheceste eu era livre e me amaste assim, 
admiraste minha alma leve e me quiseste ao teu lado,
não querias alguém pesado de mau humor, típico das pessoas
que não são livres, ou são prisioneiras de si mesmas,
conheceste-me sorrindo e assim me amaste,
querias alguém divertido, que tivesse bom humor, que soubesse
tirar as coisas de letra, que fosse boa companhia,
juraste para ti mesma que era de alguém assim que precisavas,
pois bem, não te deixes sentir minha dona, e nem me queiras
tanto a ponto de me querer só pra ti,
não te atrevas a me policiar como se eu fosse propriedade tua,
pois isso me fará sentir um prisioneiro teu e então minha alma
não será mais leve como quando me quiseste ao teu lado,
não terei mais a alegria que tinha quando me conheceste,
já não serei mais livre como era quando tu me amaste pela
primeira vez,
e então me acusarás de não ser mais aquela a quem amaste,
e me perguntarás porque não me amas mais como no início,
deixarás, por fim, de ser também quem eras pois ficarás refém
do que decidiste sentir por mim,
e quando eu partir, deixa que eu vá da mesma maneira que vim,
pelos braços da vida que nos leva e traz,
livre para te achar de novo um dia e deixar que me reconheças
como foi no início, no tempo que eu era livre e que me amaste assim."
"Os laços do sangue não criam forçosamente os liames entre os Espíritos. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porquanto o Espírito já existia antes da formação do corpo. Não é o pai quem cria o Espírito de seu filho; ele mais não faz do que lhe fornecer o invólucro corpóreo, cumprindo-lhe, no entanto, auxiliar o desenvolvimento intelectual e moral do filho, para fazê-lo progredir. (Cap.XIV, de O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO)"
"Algumas pessoas sofrem preconceito e até diagnósticos errados, como depressão, por exemplo, por estarem mais recolhidas, por não encontrarem graça em estar com outros conversando sobre qualquer coisa e por não estarem procurando algum relacionamento. No entanto, esse pode ser um momento profundamente estruturante se, no caso a que nos referimos, estiver a serviço de um movimento psicológico de busca interior."
CAP. V - LEI DE CONSERVAÇÃO E SAÚDE MENTAL

"A estética vale mais que a ética. É o culto do corpo e da forma onde, se você não é bonito e vencedor, está fora."
"O que abastece interiormente o ser humano são os valores da alma. É na plenitude da consciência que se pode alcançar a paz e a serenidade."
"O Espiritismo é uma Doutrina que nos educa para a vida depois da morte, mas também nos ensina a viver a vida antes da morte."
"Dor é um instrumento transitório para o despertar da consciência adormecida."
"Podemos classificar o sofrimento do espírito como a dor-realidade e o tormento físico, de qualquer natureza, como a dor-ilusão." - O Consolador, Emmanuel.
"..., e só a dor espiritual é bastante grande e profunda para promover o luminoso trabalho do aperfeiçoamento e da redenção."
"Cuidar do espírito. Ter uma atividade vinculada à espiritualidade, abastecer-se através da prece, da meditação e do estudo da Doutrina Espírita."
"...Amai, pois vossa alma, mas cuidai também do corpo, instrumento da alma; desconhecer as necessidades que são indicadas pela própria Natureza, é desconhecer a lei de Deus." Evangelho Segundo o Espiritismo.
CAP. IV - DA LEI DE DESTRUIÇÃO E SAÚDE MENTAL
"Para se ter saúde mental é preciso que se desenvolva uma flexibilidade inteligente diante dos acontecimentos da vida. Todos nós estamos sujeitos a mudanças e transformações a todo o momento."
"Conflitos emocionais alojam-se na mente ocasionando sintomatologia das mais diversas, até mesmo físicas. Daí o valor da assertiva de Jesus: - Reconcilia-te com teu adversário o mais depressa, enquanto estás com ele no caminho... (Mateus, cap V v.25,26)