26 de dezembro de 2012

DATAS COMEMORATIVAS

02 DE MARÇO
 - DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO -
Oração da tarde

Que os raios dourados e abençoados da tarde,
que partem lentamente e sem muito alarde...
Deixem nesta tarde fresca e calma a benção
do Pai eterno de luz, de fervor e amor no coração...


Obrigado Deus Pai de esplendor, brilho e sutileza
pela visão perfeita que permite ver tanta beleza...
Sinto no ar a canção dos anjos em belos estribilhos,
Peço a benção para a mulher, para mim e para os filhos...

Que nesta tarde a Virgem Maria, Mãe de amor por nós interceda
Que o fervor de nossa fé seja como o fogo sagrado e sua labareda...
Que leve aos céus os nossos bons e sinceros pedidos em oração
Que leve também as nossas preces feitas com fé e muita devoção...

Tarde linda, portal do paraíso, fresta do eterno céu
o branco das nuvens etéreas é como um belo e sagrado véu...
Ave Maria do céu, Jesus Pai e filho amado de Deus de Bondade
Sejamos por vós abençoados nesta brilhante e bela tarde...
Que assim seja!







14 de MARÇO
 DIA DA POESIA



13 DE MAIO
-LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS-

13 DE MAIO
 - DIA DO PRETO VELHO -
- Lição de Humildade e Perdão -

LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO

Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, pitando o seu cachimbo, um triste preto velho chorava. De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas deciam-lhe pelas faces, não sei porque contei-as...foram sete. 
Na incontida vontade de saber, aproximei-me e o interroguei. Fala meu Preto Velho, diz ao teu filho por que externas assim uma visível dor? 
E ele, suavemente respondeu: 
- Estás vendo esta multidão que entra e saí? As lágrimas contadas estão distribuidas a cada uma dela. 
- A primeira, eu dei a estes indiferentes que aqui vem em busca de distração, para sairem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber... 
- A segunda, a esses eternos duvidosos que acreditam desacreditando, na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam. 
- A terceira, distribui aos maus, aqueles que somente procuram a Umbanda em busca de vingança, desejando prejudicar aos seus semelhantes. 
- A quarta, aos frios e calculista que sabem que existe uma força espiritual, e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma, e não conhecem a palavra gratidão. 
- A quinta, aos que chegam suave, com risos, o elogio na flor dos lábios, mas se olharem bem o seu semblante, verão escrito: "Creio na Umbanda, nos teus caboclos e no teu Zambi, mas somente se vencerem o meu caso ou me curarem disso ou daquilo." 
- A sexta, eu dei aos fúteis que vão de centro em centro, não acreditando em nada, buscam aconchegos e conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente. 
- A sétima, filho, nota como foi grande e como deslizou pesada: Foi a última lágrima, aquela que vive nos "olhos" de todos os Orixás. Fiz a doação dessas aos médiuns vaidosos, que só aparecem no centro em dia de festa e faltam as doutrinas. Esquecem, que existem tantos irmãos precisando de caridade e tantas criancinhas precisando de amparo material e espiritual. 
Assim, filho meu, foi para esses todos, que vistes cair, uma a uma as sete lágrimas de Preto Velho.


DIA 15 DE NOVEMBRO
- Aniversário da nossa irmã Umbanda -
"-Muitos espíritas parecem ter medo ou preconceito com relação a espíritos que se manifestam como pretos-velhos ou caboclos. Desconhecem, geralmente, a tarefa nobre que é desempenhada por espíritos muito esclarecidos, que, em muitas ocasiões, preferem assumir a aparência simples de entidades assim, tão presentes na cultura e na história do povo brasileiro."
Obra: Aruanda, de Robson Pinheiro e Ângelo Inácio (esp.), pág. 78.

UM BRINDE À PRIMAVERA! 
Assista o vídeo em tela cheia, vale à pena!


DIA 04 DE OUTUBRO
 - DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS -
Francisco de Assis quando passou pela Terra nos ensinou amar a Natureza e a respeitá-la, conviver com todas as formas de vida sem prejudicá-las. Deixou a certeza que os animais, as plantas e em tudo onde há vida são nossos irmãos a caminho de evolução e de luz, como nós também.

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Senhor!

Fazei de mim um instrumento de tua paz!
Onde houver ódio, fazei que eu leve o amor
Onde houver ofensa que eu leve o perdão
Onde houver discórdia que eu leve a união
Onde houver dúvidas que eu leve a fé
Onde houver erros que eu leve a verdade
Onde houver desespero que eu leve a esperança
Onde houver tristeza que eu leve a alegria
Onde houver trevas que eu leve a luz!

Oh! Mestre! Fazei que eu procure mais
Consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado ...

Pois é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive para a vida eterna!